quinta-feira, 26 de abril de 2012

O uso da Internet em sala de aula “Dificuldades e desafios encontrados pelo professor”.

OII GENTE!!
         
O texto que será aqui apresentado irá abordar de forma clara e objetiva os pontos relevantes a respeito do uso da Internet em sala de aula, bem como, as dificuldades e os desafios encontrados pelos os professores mediante esse instrumento de trabalho. 
         
        Diante de um vasto campo de instrumentos tecnológicos a educação busca de forma favorável se atualizar constantemente em meio a recursos que propiciem apoio no desenvolvimento da aprendizagem, e um desses recursos é justamente o uso da Internet na prática docente. Percebe-se a importância dessa ferramenta em sala de aula pelo o fato de que a mesma ligada à realidade possui um amplo campo de informações, que bem trabalhadas torna-se essencial no aprendizado dos dias atuais. 

      Com o avanço da tecnologia que cada dia torna-se cada vez mais sofisticada se faz necessário que haja uma reflexão sobre esse aprender desafiador, já que o uso de recursos tecnológicos em sala de aula deve ser visto como um apoio a mais para a aprendizagem e não como uma solução que irá mudar todo conceito sobre os elementos pedagógicos já existentes. Segundo Moran Doutor em comunicação pela USP (2001, s/p), um dos desafios a ser enfrentado é “integrar as tecnologias em projetos pedagógicos, inovadores e participativos, nesse sentido busca-se a relação entre o ensinar e o aprender com a Internet de forma satisfatória tanto para o educador quanto para o educando, combinando de forma equilibrada a interação com a interiorização.
     
      Ainda de acordo com Moran (2001, s/p), se faz necessário que o educador ao trabalhar com a Internet em sala de aula conheça seus alunos, o perfil da sua turma, como afirma na citação:

 
 
Para ensinar, é importante começar conhecendo os alunos, como eles são, o que querem. Sensibilizá-los para aquela área de trabalho que você vai trabalhar, para aquela matéria. Mostrar a importância de desenvolver processos de comunicação mais participativos e para o uso da Internet. (MORAN, 2001, S/P)



          No fragmento acima é perceptível o cuidado que se deve ter com o processo tecnológico em sala de aula, o quanto é importante fazer uma possível sondagem a respeito do público alvo, a sensibilização que deve ser feita antes da introdução de um novo recurso a ser trabalhado; isso tudo mostra o quanto uma aprenzidagem eficaz torna-se desafiadora diante da realidade.
       
       Contudo, por ser uma ferramenta de comunicação, a Internet traz um emaranhado de mundos virtuais e com eles várias informações que precisam ser observadas cuidadosamente principalmente por estar ligada a educação. O educador precisa estar atento a esse campo comunicativo e buscando sempre o que a Internet pode trazer de fundamental as suas aulas, unindo os recursos tecnológicos à educação, no entanto, tendo a preocupação de equilibrar e somar esse processo dinâmico com a sua criatividade pessoal sem deixar de orientar atentamente os educandos, fazendo com que estes participem e façam uso desse método de forma significativa em um aprender que deve ser contínuo e enriquecedor para todos.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

Obtida de: http://www.eca.usp.br/prof/moran/novos.htm#ens (Acessado em: 11/04/2012-21h40min.).
ATÉ BREVE PESSOAL!!*-*

Nenhum comentário:

Postar um comentário