sexta-feira, 27 de abril de 2012

Alguns conhecimentos de Língua Estrangeira Moderna no Ensino Médio.


OLÁ PESSOAL!!

Nesse texto faremos uma reflexão sobre o ensino de LEs (Línguas Estrangeiras) abordando a importância dessa aprendizagem no Ensino Médio.
É de maneira satisfatória que o ensino das Línguas Estrangeiras num mundo globalizado contribui para formação geral do estudante enquanto cidadão. Nesse sentido percebe-se que as LEs aproximam o indivíduo de várias culturas que ampliam seus horizontes, fazem ainda com que este, crie vínculos com outras pessoas e suas respectivas estruturas sociais, tornando-se um aprendizado indispensável, visto que, funcionam como meios para se ter acesso ao conhecimento propiciando ao estudante sua interação com o meio social, sua reflexão sobre outras culturas e sua eficaz integração num mundo moderno.
É nesse contexto que percebemos o quanto as LEs são necessárias e indispensáveis ao conjunto de conhecimentos essenciais por fazerem parte de um panorama que visa à formação do indivíduo enquanto cidadão atuante na sociedade, valorizando o conhecimento satisfatório e tendo como principal objetivo formar pessoas capazes de pensar, criticar, agir, e proporcionar ao estudante uma formação abrangente, sólida e consequentemente sendo como qualquer outra linguagem um aprenzidado para a vida.

Diante disso, tendo em vista a importância de uma aprendizagem eficaz de LEs,Ensino Médio dentro de suas funções tem o principal compromisso de formar indivíduos capacitados para o mercado de trabalho, visto que, é notável que esse campo está cada vez mais competitivo frente a uma realidade de mudanças, nesse sentido, percebe-se que no Brasil atual é de domínio público a grande importância que o Inglês e o Espanhol têm na vida profissional das pessoas, sendo, portanto, parte indispensável da aprendizagem, já que, o ensino precisa estar atento às necessidades reais da sociedade e preparando os alunos para as futuras exigências do mercado profissional.

No entanto, como qualquer outro processo educativo a aprendizagem deve ser significativa, sendo fundamental  o    olhar crítico das instituições e dos professores frente à realidade dos seus alunos, da sua clientela alvo, se faz necessário então perceber o contexto social dos educandos, as necessidades centradas nestes; nesse ponto, no ensino de LEs é essencial considerar os motivos pelos os quais é importante conhecer-se uma ou mais línguas estrangeiras, sendo indispensável que se faça uma sondagem e uma abordagem do outro idioma e de seu contexto histórico social, para que a aprendizagem não fique restrita apenas aos conhecimentos linguísticos, esta sobretudo esteja compromissada com as capacidades interacionais a serem desenvolvidas.

Portanto, é de cunho social que o Ensino Médio tem a função de formar cidadãos capazes e críticos na sociedade. Mediante as habilidades e as competências a serem desenvolvidas nessa modalidade de ensino percebe-se o quanto o EM busca meios eficazes de capacitar indivíduos para a interação e integração ao seu meio social, o quanto é importante observar que um ensino-aprendizagem satisfatório se faz através de reflexões sobre cultura, tradições, conhecimentos em geral, que acima de tudo, tendo em vista o emaranhado das interações humanas o papel de formador do EM abrange não só a vida profissional do indivíduo, mas essencialmente sua vida pessoal, seu modo de refletir, agir e de ser no mundo.






   "...o estudo da gramática não faz poetas.
...o estudo da harmonia não faz compositores.
...o estudo da psicologia não faz pessoas equilibradas.
...o estudo das "Ciências da Educação" não fazem educadores.
Educadores não podem ser produzidos....

Educadores nascem..."

(Rubem Alves)


ESPERO QUE TENHAM GOSTADO!!

ATÉ BREVE!!
*_*

Nenhum comentário:

Postar um comentário