terça-feira, 10 de julho de 2012

Relato do estágio de Língua Portuguesa.


Olá pessoal!!

O post de hoje tem por principal interesse, relatar a nossa experiência no Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa II, sob a orientação da Professora Sandra Marcula, ocorrido em 13 de Junho de 2012 no Instituto Federal da Bahia (IFBA), na turma do 2º ano de Eletromecânica. Nesse sentido, faremos um levantamento de todos os momentos vivenciados desde o planejamento da oficina, até a execução da mesma, para que se tenha uma melhor compreensão dos resultados alcançados.

Os primeiros momentos foram para planejar todo o processo da oficina e juntamente com a nossa Professora de estágio Sandra, foi definido o tema que a nossa equipe iria trabalhar, bem como, foram definidas todas as etapas que seriam realizadas. 

A nossa equipe foi composta por (na ordem da foto) :


  • Valquíria Maria (pesquisadora); 
  • Anderson Manoel; 
  • Micheli Marques; 
  • Girleide Barreto; 
  • Eveli Taiane.


A equipe com o coordenador  do curso de Letras da FASETE, o mestre e grande amigo Luiz José.



O tema da nossa oficina foi “Leitura de imagens e propagandas”, este, de suma importância, visto que, é recorrente em provas de vestibular, concurso, entre outras, por se tratar da linguagem verbal e não verbal. 

Diante disso, para a confecção de pastas individuais, lembranças, atividades, avaliações, slides e organização da sala, utilizamos materiais relacionados à temática da oficina, logo, confeccionamos cartazes com os meios de comunicação e com várias imagens de propagandas, bem como distribuímos na sala, imagens relacionadas aos ditos populares para que os alunos fizessem a leitura, selecionamos vídeos relacionados ao tema, os slides foram personalizados com propagandas e com várias imagens, providenciamos recortes de revistas para fazer atividade em grupo, enfim, todo material foi pensado e confeccionado observando às informações do conteúdo a ser trabalhado.

Vejamos algumas fotos da Confecção do material e da Decoração da sala
























Na execução da oficina, o momento de abertura da aula deu-se através da apresentação dos estagiários pela a pesquisadora do grupo (valquíria) e pela a mesma foi realizada a leitura do roteiro, da mensagem, e também foi feita a abordagem inicial sobre a temática da oficina salientando a relevância do conteúdo. Em seguida, fizemos uma dinâmica para que os alunos se apresentassem, buscando nesse sentido, um momento de sensibilização com os educandos.

Após esse momento, a ministrante Girleide iniciou a apresentação com a Leitura de imagens em slides, fazendo questionamentos, bem como, trazendo informações e funções desse processo de leitura, a estagiária muito segura se expressou de forma clara com os alunos e significativamente esclareceu o conteúdo, mantendo os educandos atentos e sobretudo, participativos.

Em seguida, a estagiária Micheli apresentou para a turma um vídeo de um comercial do qual os alunos gostaram muito, visto que, o vídeo de forma criativa trazia a música Eduardo e Mônica (Renato Russo) e tinha como foco o uso de celulares e outros instrumentos tecnológicos, ou seja, tudo relacionado à realidade dos educandos, a ministrante se manteve segura em todos os momentos, e através do diálogo com a turma, fez questionamentos sobre o assunto, apresentando também outras propagandas nos slides.

O estagiário Anderson apresentou vídeos de algumas propagandas, que foram consideradas as melhores pelos os veículos de comunicação, as que fizeram maior sucesso e que ficaram na mídia por muito tempo, o ministrante também trabalhou imagens através dos slides, e se mostrou totalmente à vontade com o conteúdo, interagindo com os discentes e instigando a curiosidade dos mesmos.


A estagiária Eveli trabalhou a leitura das imagens expostas na sala, imagens essas, relacionadas aos ditos populares e foi um momento muito descontraído, visto que, alguns alunos não conheciam o significado das imagens e ao fazer as leituras e descobrirem os significados se divertiram muito com as descobertas, a ministrante também reforçou todo o assunto trabalhado através da fundamentação teórica e de forma objetiva esclareceu o conteúdo, deixando clara a sua segurança e sua eficaz maneira de se expressar.



Fotos desses momentos
























                                                                       


                                                                


                                                                    


Os ministrantes em todos os momentos dialogaram com os alunos, deixando-os à vontade para tirarem as dúvidas, opinar sobre o assunto e durante toda a oficina ficou claro que os alunos se mostraram muito participativos, interagindo com os estagiários e participando de todas as atividades eficientemente.


Estagiário Anderson


Estagiárias Micheli e Girleide



Neste contexto, toda a sequência das atividades foi explicada de forma clara, bem como, as ações foram acompanhadas pelos ministrantes, que deram o suporte necessário durante toda realização das tarefas



 Apresentação da atividade em grupo







                                             Turma do 2° ano de Eletromecânica (IFBA)

No geral, o conteúdo e as atividades foram trabalhados de forma concisa pelos estagiários, logo, com efeito, despertaram a curiosidade dos alunos, e a participação dos mesmos, constatando-se um ótimo trabalho realizado por todos. São momentos como esse que nos permitem construir os alicerces da nossa profissão, nos dão a experiência do contato com a sala de aula, com esse ambiente tão rico na troca de saberes e apesar de toda correria e contratempos o nosso objetivo foi eficazmente alcançado.


Bom pessoal, esse foi o post da oficina de Língua Portuguesa, espero que tenham gostado e que tenha contribuído para reflexão do trabalho em oficinas, esse que deve ser, dinâmico, criativo e, sobretudo, um momento significativo no processo ensino-aprendizagem.


Beijinhos galerinha e fiquem atentos ao relato da oficina de Língua Inglesa que também iremos postar.



Com carinho
A equipe!!*-*

     







Um comentário:

  1. Reflexão Estágio de Língua Portuguesa.

    Anderson Manoel da Silva

    No dia 13 de Junho de 2012 acontecia na turma do 2º ano de Eletromecânica do IFBA, a oficina de estágio de Língua portuguesa sob a Orientação da Professora Sandra Marcula, que teve como tema Leitura de Imagem e Propaganda. Sob um tema muito aberto, que propõe experiências, reflexões e teorização sobre a questão da interface entre os meios de comunicação, os alunos facilmente entenderam a dinâmica da oficina e participaram de forma surpreendente, dinamizando junto com os Estagiários, objetivando capacitar os participantes a fazer diversas leituras com ênfase na leitura de imagens. O formato das aulas propôs atividades práticas a partir dos interesses reais dos participantes para construir teorias e ampliar o conhecimento que eles tinham sobre propaganda.
    Nós os estagiários ficamos muito felizes com o Resultado e ficamos satisfeitos com o rendimento dos alunos que compreenderam, participaram e acima de tudo saíram com uma bagagem muito boa de conhecimentos sobre o tema. Agradeço a todos que fizeram isto acontecer, ficando certo de que o Estágio nos serviu como uma experiência única como acadêmica.

    ResponderExcluir