quinta-feira, 12 de julho de 2012

Relato da oficina de Língua Inglesa.




Oiiiii gente!!!!

Estamos fechando hoje, os relatos reflexivos do nosso estágio do 8º período de Letras, e nesse post relataremos a experiência vivenciada na oficina de Língua inglesa, sob a orientação da Professora Isa Ursole, ocorrido em 15 de Junho de 2012, no Instituto Federal da Bahia (IFBA).  Assim como a de Língua Portuguesa, a execução da oficina de Inglês, ocorreu na turma do 2º ano de Eletromecânica, no turno vespertino, das 14hs às 16hs, e a nossa equipe de estágio foi a mesma, sendo composta por:

  • Anderson Manoel;
  • Eveli Taiane;
  • Girleide Barreto;
  • Micheli Marques;
  • Valquíria Maria (pesquisadora).


A EQUIPE DO ESTÁGIO COM OS ALUNOS DO IFBA

Tivemos como temática desta oficina a Leitura de textos em Língua Inglesa: Uma abordagem instrumental, sendo o nosso principal objetivo, trabalhar as estratégias de leitura, e, sobretudo, explicitar que, para se compreender um texto, não só de Língua Inglesa, mas também de outras Línguas Estrangeiras, não é preciso traduzi-lo ao pé da letra, visto que, as estratégias funcionam como meios de facilitar a leitura, levando em conta as necessidades dos educandos e a determinação destes em atingir objetivos específicos. Trata-se, portanto, da compreensão de pontos importantes em um texto, entender a ideia central que este venha tratar.

Inicialmente, na execução da oficina, após saudar os alunos, ler o roteiro da aula e a mensagem de reflexão, a pesquisadora do grupo (valquíria), salientou a importância do conteúdo, destacando o principal objetivo deste, e em seguida, os estagiários iniciaram a explicação.

A abordagem do conteúdo deu-se da seguinte forma; os ministrantes deveriam explicar cada estratégia e após essa explicação, trabalhar na prática com os alunos as atividades, que eram respondidas oralmente, dessa maneira, ficou clara a interação dos discentes com os ministrantes, bem como, a compreensão dos mesmos sobre o assunto.

Diante disso, a estagiária Eveli iniciou o trabalho com os gêneros textuais, questionando os alunos para o reconhecimento dos textos, interagindo com a turma através das atividades. Em seguida, a estagiária trabalhou os cognatos e falsos cognatos e com bom desempenho conseguiu esclarecer de forma significativa as estratégias.

A estagiária Micheli abordou a estratégia do conhecimento prévio e a estratégia de skimming, salientando a importância das mesmas, a ministrante de forma clara, trabalhou com os alunos na prática a utilização desses conhecimentos, enfatizando o quanto estes, são necessários na leitura de um texto em LEs, e, com efeito, fez um ótimo trabalho em sua abordagem.

A estagiária Girleide trabalhou as estratégias de scanning e informação não-verbal e se expressou muito bem com os alunos, mostrando-se muito segura tirou as dúvidas dos mesmos, mantendo o diálogo com a turma e fazendo sempre com que os alunos participassem da aula, questionando-os sobre a explicação e sobre as atividades.

O estagiário Anderson teve um ótimo desempenho na explanação das estratégias identificando palavras-chaves e referência pronominal, manteve os alunos atentos a sua explicação, tirou as dúvidas da turma e interagiu bastante com os discentes através das atividades.

Contudo, o estágio no IFBA foi bastante construtivo para a nossa profissão de futuros educadores e apesar de ter sido só dois dias, percebemos o quanto uma aula diferente, dinâmica, bem preparada, torna-se eficaz no alcance dos nossos objetivos. A turma do 2º ano de Eletromecânica se mostrou a todo momento participativa, interativa e aberta ao novo conhecimento, o que tornou a aula acima de tudo, produtiva. A partir dessas experiências constatamos, que a profissão de professor é sobretudo, uma entrega ao amplo caminho do  do ensinar e aprender constante, visto que, a esplêndida  troca de saberes nos permite essa conexão entre educador e educando e faz com que vejamos esse belo ofício de educar não só como uma profissão, mas, principalmente como a base principal do ensinar para a vida.

Bom pessoal, essa foi nossa experiência do estágio, espero que tenham gostado e que acima de tudo, tenham refletido sobre as práticas docentes.

Obrigada ao Coordenador do curso de Letras da FASETE Professor Luiz José e as Professoras Sandra Marcula e Isa Ursole por toda orientação e dedicação de sempre.

Beijinhoss e o nosso muito obrigada a todos que fizeram parte desses momentos!!


 
Confiram abaixo as nossas fotos do estágio de Língua Inglesa*-*
Organização da sala

Estagiária Eveli na explicação das Estratégias
 Eveli entregando atividades aos grupos


Estagiária Girleide na sua explicação

Alunos (Momentos de Atividades)

Outro grupo concentrado


Turma do 2º ano Eletromecânica e Grupo de estagiários FASETE

Anderson abordando o assunto

Ministrantes Eveli e Anderson

Alunos na prática e estagiária Valquíria (Pesquisadora) concentrada

Nenhum comentário:

Postar um comentário