sexta-feira, 13 de julho de 2012

Reflexão sobre o Estágio de Língua Portuguesa No IFBA Paulo Afonso

Reflexão sobre o Estágio de Língua Portuguesa No IFBA Paulo Afonso 

Girleide Barreto Ferreira
A realização do estágio da disciplina de Língua Portuguesa, sob a orientação da professora Sandra Marcula ocorreu no Instituto Federal da Bahia – IFBA em duas etapas. Primeiramente fomos a Instituição para fazermos o estágio de observação, onde acompanhamos a rotina escolar dos professores e alunos na sala de aula do segundo ano do curso de Eletromecânica, posteriormente a observação, no dia 13 de junho de 2012, retornamos a Instituição para realizarmos uma oficina com o tema:  “Leitura de Imagem e Propaganda” esta, tendo o objetivo de demonstrar aos alunos aspectos importântes que se estabelecem em torno desses assuntos. Todo o processo ocorreu de forma dinâmica e com a participação ativa dos alunos, proporcionando a eles uma aprendizagem prazeroza e momentos de bastante descontração através das dinâmicas que foram aplicadas em sala de aula.
Desta forma posso dizer que o estágio trouxe para mim uma  experiência significativa, foi uma rica oportunidade de colocar os meus conhecimento teóricos em prática.

Estágio de Língua Inglesa


Reflexão sobre o Estágio de Língua Inglesa


Girleide Barreto Ferreira



A exemplo do estágio de Português, o estágio de Língua Inglesa também foi um sucesso. Num clima de entrozamento com a turma do segundo ano do curso de Eletromecânica do Instituto federal da Bahia, os estagiários realizaram a oficina sob o tema  Leituras de Texto em Língua Inglesa - uma abordagem instrumental”.

O evento ocorreu no dia 15 de junho de 2012, contando com a supervisão da professora Isa Úrsole. Na oficina  foram desenvolvidas atividades que oportunizaram aos alunos o contato com textos em língua inglesa, desenvolvendo através destes técnicas de compreensão, demonstrando aos alunos que por meio de estratégias de leitura é possível inferir as ideias principais do texto. A atividade teve como objetivo instrumentalizar técnicas básicas de leitura, a fim de facilitar a interpretação de textos  diversos  em língua inglesa.

Os objetivos da oficina  foram alcançados e conseguimos executá-la promovendo a interação e participação de todos os presentes.

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Reflexão-Estágios Língua Portuguesa e Língua Inglesa

Reflexão Estágio de Língua Portuguesa

Anderson Manoel da Silva

No dia 13 de Junho de 2012 acontecia na turma do 2º ano de Eletromecânica do IFBA, a oficina de estágio de Língua portuguesa sob a Orientação da Professora Sandra Marcula, que teve como tema Leitura de Imagem e Propaganda. Sob um tema muito aberto, que propõe experiências, reflexões e teorização sobre a questão da interface entre os meios de comunicação, os alunos facilmente entenderam a dinâmica da oficina e participaram de forma surpreendente, dinamizando junto com os Estagiários, objetivando capacitar os participantes a fazer diversas leituras com ênfase na leitura de imagens. O formato das aulas propôs atividades práticas a partir dos interesses reais dos participantes para construir teorias e ampliar o conhecimento que eles tinham sobre propaganda.
Nós os estagiários ficamos muito felizes com o Resultado e ficamos satisfeitos com o rendimento dos alunos que compreenderam, participaram e acima de tudo saíram com uma bagagem muito boa de conhecimentos sobre o tema. Agradeço a todos que fizeram isto acontecer, ficando certo de que o Estágio nos serviu como uma experiência única como acadêmica.


Reflexão Estágio de Língua Inglesa



A oficina de língua inglesa realizado no dia 15 de junho de 2012, no 2º ano de Eletromecânica do IFBA, e sob a Orientação da Professora Isa Ursole, levou um tema muito conhecido nos meios acadêmicos que foi Leituras de Texto em Língua Inglesa- uma abordagem instrumental.  Focando as habilidades especificas, trabalhamos com os alunos uma aplicação básica de leitura e interpretação de textos, onde foram trabalhadas formas de como ler um texto em inglês com poucas informações, como traduzir usando regrinhas básicas, sem a ajuda do dicionário, relacionando textos em inglês com imagens e outras formas de interpretações.
Os alunos mais uma vez interagiram com a aula tendo ele uma fácil compreensão do assunto e respondendo as atividades de forma exemplar, até mesmo por terem um conhecimento muito bom de língua inglesa, o que ajudou muito nos trabalhos em sala. Considero que foi com sucesso mais uma vez que atingimos nossos objetivos como Estagiários e ficamos com a certeza de que os alunos absorveram e internalizaram todo o conteúdo formado da oficina.

Relatórios do Estágio de Língua Portuguesa e Língua Inglesa


REFLEXÃO – Estágio de Língua Portuguesa

Eveli Taiane Souza de Oliveira.

O estágio de Língua Portuguesa, sob orientação da professora Sandra Marcula foi realizado em 13 de Junho de 2012 no Instituto Federal da Bahia – IFBA, tivemos o privilégio de dividir nossos conhecimentos e experiências com os alunos do 2º ano de Eletromecânica no turno vespertino, trabalhamos com os mesmos o seguinte tema: Leitura de Imagem e Propaganda, com o intuito de mostrar que nós professores podemos trabalhar vários temas de forma dinâmica, interativa, tornando assim as aulas mais prazerosas.

O estágio contribuiu de forma excepcional para nossa formação acadêmica, deixando-nos mais maduros, seguros e apaixonados pela nossa profissão. A partir deste estágio foi possível fazer novas amizades, trocar experiências, conhecimentos, pois os alunos desta turma são bastante inteligentes, apreensivos, participativos, atentos e essas qualidades contribuíram para o sucesso desta oficina. Fizemos leituras de algumas imagens, foi bastante divertido, pois percebemos que cada ser humano tem uma interpretação ou visão diferente e através dessas diversas visões, interpretações que podemos ver “além” e contribuir para melhoria da educação, do mundo.

 
REFLEXÃO – Estágio de Língua Inglesa

Eveli Taiane Souza de Oliveira.

O Estágio de Língua Inglesa, sob orientação da professora Isa Ursole, foi realizado no dia 15 de Junho de 2012 no Instituto Federal da Bahia – IFBA com a turma do 2º ano do curso de Eletromecânica no turno vespertino, trabalhamos com os mesmos o seguinte conteúdo: Leituras de Texto em Língua Inglesa - uma abordagem instrumental”, com o intuito de mostrar estratégias de leituras para poder traduzir um texto escrito em língua estrangeira, em especial, em língua inglesa. Através destas estratégias foi possível perceber que os alunos têm bastante conhecimento da língua trabalhada, se divertimos e ao mesmo tempo apreendemos a cada slide apresentado e interpretado. As estratégias de leitura contribuíram para o desenvolvimento crítico de cada aluno, ajudando-os a refletir, a interpretar e mostrar que todos tem capacidade de traduzir um texto de L.E (Língua estrangeira) através do conhecimento de mundo daquele determinado assunto sem precisar utilizar o dicionário. 

Este estágio foi muito importante para minha formação e através do mesmo podemos vivenciar e experimentar como o professor leciona e como é gostoso, prazeroso levar uma aula dinâmica, sem mesmo esquecer de trabalhar o conteúdo, pois os alunos gostam que levem a realidade dos mesmos para as aulas,  sempre é bom sair da rotina e levar o “novo”, o dinâmico, o prazer de estudar, de ler para a as aulas. 

Relato da oficina de Língua Inglesa.




Oiiiii gente!!!!

Estamos fechando hoje, os relatos reflexivos do nosso estágio do 8º período de Letras, e nesse post relataremos a experiência vivenciada na oficina de Língua inglesa, sob a orientação da Professora Isa Ursole, ocorrido em 15 de Junho de 2012, no Instituto Federal da Bahia (IFBA).  Assim como a de Língua Portuguesa, a execução da oficina de Inglês, ocorreu na turma do 2º ano de Eletromecânica, no turno vespertino, das 14hs às 16hs, e a nossa equipe de estágio foi a mesma, sendo composta por:

  • Anderson Manoel;
  • Eveli Taiane;
  • Girleide Barreto;
  • Micheli Marques;
  • Valquíria Maria (pesquisadora).


A EQUIPE DO ESTÁGIO COM OS ALUNOS DO IFBA

Tivemos como temática desta oficina a Leitura de textos em Língua Inglesa: Uma abordagem instrumental, sendo o nosso principal objetivo, trabalhar as estratégias de leitura, e, sobretudo, explicitar que, para se compreender um texto, não só de Língua Inglesa, mas também de outras Línguas Estrangeiras, não é preciso traduzi-lo ao pé da letra, visto que, as estratégias funcionam como meios de facilitar a leitura, levando em conta as necessidades dos educandos e a determinação destes em atingir objetivos específicos. Trata-se, portanto, da compreensão de pontos importantes em um texto, entender a ideia central que este venha tratar.

Inicialmente, na execução da oficina, após saudar os alunos, ler o roteiro da aula e a mensagem de reflexão, a pesquisadora do grupo (valquíria), salientou a importância do conteúdo, destacando o principal objetivo deste, e em seguida, os estagiários iniciaram a explicação.

A abordagem do conteúdo deu-se da seguinte forma; os ministrantes deveriam explicar cada estratégia e após essa explicação, trabalhar na prática com os alunos as atividades, que eram respondidas oralmente, dessa maneira, ficou clara a interação dos discentes com os ministrantes, bem como, a compreensão dos mesmos sobre o assunto.

Diante disso, a estagiária Eveli iniciou o trabalho com os gêneros textuais, questionando os alunos para o reconhecimento dos textos, interagindo com a turma através das atividades. Em seguida, a estagiária trabalhou os cognatos e falsos cognatos e com bom desempenho conseguiu esclarecer de forma significativa as estratégias.

A estagiária Micheli abordou a estratégia do conhecimento prévio e a estratégia de skimming, salientando a importância das mesmas, a ministrante de forma clara, trabalhou com os alunos na prática a utilização desses conhecimentos, enfatizando o quanto estes, são necessários na leitura de um texto em LEs, e, com efeito, fez um ótimo trabalho em sua abordagem.

A estagiária Girleide trabalhou as estratégias de scanning e informação não-verbal e se expressou muito bem com os alunos, mostrando-se muito segura tirou as dúvidas dos mesmos, mantendo o diálogo com a turma e fazendo sempre com que os alunos participassem da aula, questionando-os sobre a explicação e sobre as atividades.

O estagiário Anderson teve um ótimo desempenho na explanação das estratégias identificando palavras-chaves e referência pronominal, manteve os alunos atentos a sua explicação, tirou as dúvidas da turma e interagiu bastante com os discentes através das atividades.

Contudo, o estágio no IFBA foi bastante construtivo para a nossa profissão de futuros educadores e apesar de ter sido só dois dias, percebemos o quanto uma aula diferente, dinâmica, bem preparada, torna-se eficaz no alcance dos nossos objetivos. A turma do 2º ano de Eletromecânica se mostrou a todo momento participativa, interativa e aberta ao novo conhecimento, o que tornou a aula acima de tudo, produtiva. A partir dessas experiências constatamos, que a profissão de professor é sobretudo, uma entrega ao amplo caminho do  do ensinar e aprender constante, visto que, a esplêndida  troca de saberes nos permite essa conexão entre educador e educando e faz com que vejamos esse belo ofício de educar não só como uma profissão, mas, principalmente como a base principal do ensinar para a vida.

Bom pessoal, essa foi nossa experiência do estágio, espero que tenham gostado e que acima de tudo, tenham refletido sobre as práticas docentes.

Obrigada ao Coordenador do curso de Letras da FASETE Professor Luiz José e as Professoras Sandra Marcula e Isa Ursole por toda orientação e dedicação de sempre.

Beijinhoss e o nosso muito obrigada a todos que fizeram parte desses momentos!!


 
Confiram abaixo as nossas fotos do estágio de Língua Inglesa*-*
Organização da sala

Estagiária Eveli na explicação das Estratégias
 Eveli entregando atividades aos grupos


Estagiária Girleide na sua explicação

Alunos (Momentos de Atividades)

Outro grupo concentrado


Turma do 2º ano Eletromecânica e Grupo de estagiários FASETE

Anderson abordando o assunto

Ministrantes Eveli e Anderson

Alunos na prática e estagiária Valquíria (Pesquisadora) concentrada

Relatório-Estágios Língua Portuguesa e Língua Inglesa

REFLEXÃO - Estágio de Língua Portuguesa - 


Micheli Marques Feitosa

           O Estágio de Língua Portuguesa, sob orientação da professora Sandra Marcula, foi realizado no dia 13/06/2012 no IFBA-Instituto Federal da Bahia na turma do 2º ano do curso de Eletromecânica no turno vespertino.O conteúdo trabalhado foi: Leitura de Imagem e Propaganda no qual foram utilizados videos e cartazes para desenvolver as explicações do assunto. 

         O estágio emocionou tanto a equipe quanto os alunos, pois contagiou, levou-nos a perceber o quanto eles ficaram interessados e atentos com o trabalho que estava sendo feito e apresentado, e nos deixou com muita esperança e alegria em saber que ainda existem pessoas pensando e querendo aprender algo mais e crescer a cada dia.
A experiência foi fascinante e colaborou para nós futuros professores a não desistir nunca dessa linda profissão que é a do professor e ver várias histórias de vida todo dia passando diante de nossos olhos que é a dos alunos.O trabalho realizado com a Leitura de Imagem e Propaganda, ajudaram-nos a fazer algo interessante que é a de proporcionar e despertar o conhecimento, através de várias formas a partir do conteúdo, para que os alunos saíssem da rotina e percebessem que se pode aprender de várias maneiras e se divertindo.

REFLEXÃO - Estágio de Língua Inglesa
Micheli Marques Feitosa
 
O Estágio de Língua Inglesa, sob orientação da professora Isa Ursole, foi realizado no dia 15/06/2012 no IFBA-Instituto Federal da Bahia na turma do 2º ano do curso de Eletromecânica no turno vespertino. O conteúdo trabalhado foi: Leituras de Texto em Língua Inglesa- uma abordagem instrumental, e para o desenvolvimento explicativo foram utilizados vários textos em inglês através de slides e exercícios. 
Durante o processo de explicação percebi que os alunos são muito inteligentes e participativos, alguns já tinha conhecimento sobre a língua inglesa e conseguiram a cada slide descobrir do que se tratavam os textos que estavam sendo trabalhados. O estágio foi importante para mostrar como se procede o dia-a-dia de um professor em sala de aula e como futuros professores devemos trabalhar com os alunos durante um dia de aula, qual a melhor maneira de despertar atenção e o interesse pelo conteúdo, quais os materiais e equipamentos  necessários para trabalhar durante a aula da disciplina de língua inglesa, quais os imprevistos podem ocorrer durante o momento que nós professores estivermos em sala de aula.






terça-feira, 10 de julho de 2012

Relato do estágio de Língua Portuguesa.


Olá pessoal!!

O post de hoje tem por principal interesse, relatar a nossa experiência no Estágio Supervisionado de Língua Portuguesa II, sob a orientação da Professora Sandra Marcula, ocorrido em 13 de Junho de 2012 no Instituto Federal da Bahia (IFBA), na turma do 2º ano de Eletromecânica. Nesse sentido, faremos um levantamento de todos os momentos vivenciados desde o planejamento da oficina, até a execução da mesma, para que se tenha uma melhor compreensão dos resultados alcançados.

Os primeiros momentos foram para planejar todo o processo da oficina e juntamente com a nossa Professora de estágio Sandra, foi definido o tema que a nossa equipe iria trabalhar, bem como, foram definidas todas as etapas que seriam realizadas. 

A nossa equipe foi composta por (na ordem da foto) :


  • Valquíria Maria (pesquisadora); 
  • Anderson Manoel; 
  • Micheli Marques; 
  • Girleide Barreto; 
  • Eveli Taiane.


A equipe com o coordenador  do curso de Letras da FASETE, o mestre e grande amigo Luiz José.



O tema da nossa oficina foi “Leitura de imagens e propagandas”, este, de suma importância, visto que, é recorrente em provas de vestibular, concurso, entre outras, por se tratar da linguagem verbal e não verbal. 

Diante disso, para a confecção de pastas individuais, lembranças, atividades, avaliações, slides e organização da sala, utilizamos materiais relacionados à temática da oficina, logo, confeccionamos cartazes com os meios de comunicação e com várias imagens de propagandas, bem como distribuímos na sala, imagens relacionadas aos ditos populares para que os alunos fizessem a leitura, selecionamos vídeos relacionados ao tema, os slides foram personalizados com propagandas e com várias imagens, providenciamos recortes de revistas para fazer atividade em grupo, enfim, todo material foi pensado e confeccionado observando às informações do conteúdo a ser trabalhado.

Vejamos algumas fotos da Confecção do material e da Decoração da sala
























Na execução da oficina, o momento de abertura da aula deu-se através da apresentação dos estagiários pela a pesquisadora do grupo (valquíria) e pela a mesma foi realizada a leitura do roteiro, da mensagem, e também foi feita a abordagem inicial sobre a temática da oficina salientando a relevância do conteúdo. Em seguida, fizemos uma dinâmica para que os alunos se apresentassem, buscando nesse sentido, um momento de sensibilização com os educandos.

Após esse momento, a ministrante Girleide iniciou a apresentação com a Leitura de imagens em slides, fazendo questionamentos, bem como, trazendo informações e funções desse processo de leitura, a estagiária muito segura se expressou de forma clara com os alunos e significativamente esclareceu o conteúdo, mantendo os educandos atentos e sobretudo, participativos.

Em seguida, a estagiária Micheli apresentou para a turma um vídeo de um comercial do qual os alunos gostaram muito, visto que, o vídeo de forma criativa trazia a música Eduardo e Mônica (Renato Russo) e tinha como foco o uso de celulares e outros instrumentos tecnológicos, ou seja, tudo relacionado à realidade dos educandos, a ministrante se manteve segura em todos os momentos, e através do diálogo com a turma, fez questionamentos sobre o assunto, apresentando também outras propagandas nos slides.

O estagiário Anderson apresentou vídeos de algumas propagandas, que foram consideradas as melhores pelos os veículos de comunicação, as que fizeram maior sucesso e que ficaram na mídia por muito tempo, o ministrante também trabalhou imagens através dos slides, e se mostrou totalmente à vontade com o conteúdo, interagindo com os discentes e instigando a curiosidade dos mesmos.


A estagiária Eveli trabalhou a leitura das imagens expostas na sala, imagens essas, relacionadas aos ditos populares e foi um momento muito descontraído, visto que, alguns alunos não conheciam o significado das imagens e ao fazer as leituras e descobrirem os significados se divertiram muito com as descobertas, a ministrante também reforçou todo o assunto trabalhado através da fundamentação teórica e de forma objetiva esclareceu o conteúdo, deixando clara a sua segurança e sua eficaz maneira de se expressar.



Fotos desses momentos
























                                                                       


                                                                


                                                                    


Os ministrantes em todos os momentos dialogaram com os alunos, deixando-os à vontade para tirarem as dúvidas, opinar sobre o assunto e durante toda a oficina ficou claro que os alunos se mostraram muito participativos, interagindo com os estagiários e participando de todas as atividades eficientemente.


Estagiário Anderson


Estagiárias Micheli e Girleide



Neste contexto, toda a sequência das atividades foi explicada de forma clara, bem como, as ações foram acompanhadas pelos ministrantes, que deram o suporte necessário durante toda realização das tarefas



 Apresentação da atividade em grupo







                                             Turma do 2° ano de Eletromecânica (IFBA)

No geral, o conteúdo e as atividades foram trabalhados de forma concisa pelos estagiários, logo, com efeito, despertaram a curiosidade dos alunos, e a participação dos mesmos, constatando-se um ótimo trabalho realizado por todos. São momentos como esse que nos permitem construir os alicerces da nossa profissão, nos dão a experiência do contato com a sala de aula, com esse ambiente tão rico na troca de saberes e apesar de toda correria e contratempos o nosso objetivo foi eficazmente alcançado.


Bom pessoal, esse foi o post da oficina de Língua Portuguesa, espero que tenham gostado e que tenha contribuído para reflexão do trabalho em oficinas, esse que deve ser, dinâmico, criativo e, sobretudo, um momento significativo no processo ensino-aprendizagem.


Beijinhos galerinha e fiquem atentos ao relato da oficina de Língua Inglesa que também iremos postar.



Com carinho
A equipe!!*-*

     







sexta-feira, 27 de abril de 2012

Alguns conhecimentos de Língua Estrangeira Moderna no Ensino Médio.


OLÁ PESSOAL!!

Nesse texto faremos uma reflexão sobre o ensino de LEs (Línguas Estrangeiras) abordando a importância dessa aprendizagem no Ensino Médio.
É de maneira satisfatória que o ensino das Línguas Estrangeiras num mundo globalizado contribui para formação geral do estudante enquanto cidadão. Nesse sentido percebe-se que as LEs aproximam o indivíduo de várias culturas que ampliam seus horizontes, fazem ainda com que este, crie vínculos com outras pessoas e suas respectivas estruturas sociais, tornando-se um aprendizado indispensável, visto que, funcionam como meios para se ter acesso ao conhecimento propiciando ao estudante sua interação com o meio social, sua reflexão sobre outras culturas e sua eficaz integração num mundo moderno.
É nesse contexto que percebemos o quanto as LEs são necessárias e indispensáveis ao conjunto de conhecimentos essenciais por fazerem parte de um panorama que visa à formação do indivíduo enquanto cidadão atuante na sociedade, valorizando o conhecimento satisfatório e tendo como principal objetivo formar pessoas capazes de pensar, criticar, agir, e proporcionar ao estudante uma formação abrangente, sólida e consequentemente sendo como qualquer outra linguagem um aprenzidado para a vida.

Diante disso, tendo em vista a importância de uma aprendizagem eficaz de LEs,Ensino Médio dentro de suas funções tem o principal compromisso de formar indivíduos capacitados para o mercado de trabalho, visto que, é notável que esse campo está cada vez mais competitivo frente a uma realidade de mudanças, nesse sentido, percebe-se que no Brasil atual é de domínio público a grande importância que o Inglês e o Espanhol têm na vida profissional das pessoas, sendo, portanto, parte indispensável da aprendizagem, já que, o ensino precisa estar atento às necessidades reais da sociedade e preparando os alunos para as futuras exigências do mercado profissional.

No entanto, como qualquer outro processo educativo a aprendizagem deve ser significativa, sendo fundamental  o    olhar crítico das instituições e dos professores frente à realidade dos seus alunos, da sua clientela alvo, se faz necessário então perceber o contexto social dos educandos, as necessidades centradas nestes; nesse ponto, no ensino de LEs é essencial considerar os motivos pelos os quais é importante conhecer-se uma ou mais línguas estrangeiras, sendo indispensável que se faça uma sondagem e uma abordagem do outro idioma e de seu contexto histórico social, para que a aprendizagem não fique restrita apenas aos conhecimentos linguísticos, esta sobretudo esteja compromissada com as capacidades interacionais a serem desenvolvidas.

Portanto, é de cunho social que o Ensino Médio tem a função de formar cidadãos capazes e críticos na sociedade. Mediante as habilidades e as competências a serem desenvolvidas nessa modalidade de ensino percebe-se o quanto o EM busca meios eficazes de capacitar indivíduos para a interação e integração ao seu meio social, o quanto é importante observar que um ensino-aprendizagem satisfatório se faz através de reflexões sobre cultura, tradições, conhecimentos em geral, que acima de tudo, tendo em vista o emaranhado das interações humanas o papel de formador do EM abrange não só a vida profissional do indivíduo, mas essencialmente sua vida pessoal, seu modo de refletir, agir e de ser no mundo.






   "...o estudo da gramática não faz poetas.
...o estudo da harmonia não faz compositores.
...o estudo da psicologia não faz pessoas equilibradas.
...o estudo das "Ciências da Educação" não fazem educadores.
Educadores não podem ser produzidos....

Educadores nascem..."

(Rubem Alves)


ESPERO QUE TENHAM GOSTADO!!

ATÉ BREVE!!
*_*

quinta-feira, 26 de abril de 2012

O uso da Internet em sala de aula “Dificuldades e desafios encontrados pelo professor”.

OII GENTE!!
         
O texto que será aqui apresentado irá abordar de forma clara e objetiva os pontos relevantes a respeito do uso da Internet em sala de aula, bem como, as dificuldades e os desafios encontrados pelos os professores mediante esse instrumento de trabalho. 
         
        Diante de um vasto campo de instrumentos tecnológicos a educação busca de forma favorável se atualizar constantemente em meio a recursos que propiciem apoio no desenvolvimento da aprendizagem, e um desses recursos é justamente o uso da Internet na prática docente. Percebe-se a importância dessa ferramenta em sala de aula pelo o fato de que a mesma ligada à realidade possui um amplo campo de informações, que bem trabalhadas torna-se essencial no aprendizado dos dias atuais. 

      Com o avanço da tecnologia que cada dia torna-se cada vez mais sofisticada se faz necessário que haja uma reflexão sobre esse aprender desafiador, já que o uso de recursos tecnológicos em sala de aula deve ser visto como um apoio a mais para a aprendizagem e não como uma solução que irá mudar todo conceito sobre os elementos pedagógicos já existentes. Segundo Moran Doutor em comunicação pela USP (2001, s/p), um dos desafios a ser enfrentado é “integrar as tecnologias em projetos pedagógicos, inovadores e participativos, nesse sentido busca-se a relação entre o ensinar e o aprender com a Internet de forma satisfatória tanto para o educador quanto para o educando, combinando de forma equilibrada a interação com a interiorização.
     
      Ainda de acordo com Moran (2001, s/p), se faz necessário que o educador ao trabalhar com a Internet em sala de aula conheça seus alunos, o perfil da sua turma, como afirma na citação:

 
 
Para ensinar, é importante começar conhecendo os alunos, como eles são, o que querem. Sensibilizá-los para aquela área de trabalho que você vai trabalhar, para aquela matéria. Mostrar a importância de desenvolver processos de comunicação mais participativos e para o uso da Internet. (MORAN, 2001, S/P)



          No fragmento acima é perceptível o cuidado que se deve ter com o processo tecnológico em sala de aula, o quanto é importante fazer uma possível sondagem a respeito do público alvo, a sensibilização que deve ser feita antes da introdução de um novo recurso a ser trabalhado; isso tudo mostra o quanto uma aprenzidagem eficaz torna-se desafiadora diante da realidade.
       
       Contudo, por ser uma ferramenta de comunicação, a Internet traz um emaranhado de mundos virtuais e com eles várias informações que precisam ser observadas cuidadosamente principalmente por estar ligada a educação. O educador precisa estar atento a esse campo comunicativo e buscando sempre o que a Internet pode trazer de fundamental as suas aulas, unindo os recursos tecnológicos à educação, no entanto, tendo a preocupação de equilibrar e somar esse processo dinâmico com a sua criatividade pessoal sem deixar de orientar atentamente os educandos, fazendo com que estes participem e façam uso desse método de forma significativa em um aprender que deve ser contínuo e enriquecedor para todos.

REFERÊNCIA BIBLIOGRÁFICA:

Obtida de: http://www.eca.usp.br/prof/moran/novos.htm#ens (Acessado em: 11/04/2012-21h40min.).
ATÉ BREVE PESSOAL!!*-*